26 maio 2012

B I







com muita amargura nos meus bolsos (pois a alma a perdi há muito) decidi, hoje, afastar-me definitivamente do meu B 

I (Bilhete de Identidade)

cartão de utente, cartão de contribuinte no bolso. 
alegremente me dirigi até aos serviços competentes onde, habitualmente, eu ia tratar do meu simples estado civil e 

das obrigações decorrentes - ali prós lados da Trindade.

Adeus B I - Viva o Cartão do Cidadão, vou ser um cidadão novo, informatizado, normalizado!

e eis que ... espanto meu, ao anunciar o código postal! não. eu não sou freguês de Cedofeita (nado na minha 

freguesia) mas habitando uma freguesia outra!

reclamo, finco o pé! Sou de Cedofeita (carago!)

afirmo a minha qualidade de morador cedofeitense!
a senhora espanta-se, diz que não tenho razão. respondo-lhe de das ruas do Porto sei eu (e não lhe contei o resto)!
Mobilizam-se 3 funcionários para confirmar UM código postal.

recuso a burocracia, quase que guardo os documentos na algibeira!

a internet reacende a confusão. Diz o contrário do sistema de catalogação do cidadão.

pânico do lado da administração!

mas eu sei onde voto! quero continuar a lá votar!

um momento - diz a "menina" que digitava com o sistema-nacional da cidâdania!

(resumo o episódio, senão já é amanhã e eu ainda aqui estou).

Tive direito em conhecer o chefe em pessoa, em me sentar à sua frente na cadeira reservada aos visitantes (de simili-couro).

tive o direito de esperar que um senhor em Lisboa atendesse. 

tive o direito de esperar que o senhor em Lisboa confirmasse que a minha simples morada (una e indivisível) pertencia 

a DUAS freguesias. (não me digam que a fronteira das freguesias portuenses passa entre o segundo e o terceiro andar do edifício!)

tive o direito a ser informado que era (sem dúvida - digo eu) um erro informático!

tive o direito a que me pedissem desculpa!

tive o direito a ser convidado a passar no mesmo local daqui a uma semana - o problema já deve estar resolvido!

tive o direito a ficar a saber a razão da falta de produtividade da Administração!

fiquei a saber para que serve o centralismo administrativo!

mas porra! serei o único tipo neste caso?

isto só acontece com o prédio onde eu moro? - e as outras pessoas? não se importam ou não querem saber?

fiquei a saber porque houve (e haverá) tantas complicações nos actos eleitorais!

Sou de Cedofeita, carago!

(história veridica passada comigo, hoje 24 de Maio de 2012)

e não precisei do Kafka....

e nem é o aniversário de 28 de Maio!




Sem comentários: