05 junho 2010

CHIRAC, O JORNALISTA PORTUGUÊS E CHARLES DE GAULLE



Aqui há tempos li uma reportagem da “Tabu” (09/04/2010) sobre a visita do porta-aviões “Charles de Gaulle” ao Tejo.  Como não tenho os conhecimentos náuticos do meu amigo Joaquim Carlos, não pude julgar a prosa técnica que acompanhava as grandes fotografias.

Antigamente – ainda há uns pares de anos – o jornalismo era preciso e informativo, até às vezes formativo (servia também para a formação do cidadão, ajudava-o a adquirir conhecimentos).

Espanto meu! Às linhas tantas o jornalista afirma que o Presidente Jacques Chirac tinha mudado o nome do dito navio em 1987.

Sim, e depois? Depois de 1986 a 1988 Jacques Chirac não era presidente de França mas sim Primeiro Ministro. Depois, cada vez mais tenho a impressão que há menos rigor na “Comunicação Social” portuguesa, que os textos antes de serem publicados não são relidos por terceiros nem verificados. É pena, deixa de ser informação o que se lê por aqui ou ali! Ou então é com objectivos pedagógicos: obriga-se o leitor a confirmar noutro sítio os artigos dos jornais!

Sem comentários: